segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Olheira

A noite é dia. Pelo menos uma vez a cada 4 anos, o nacionalismo aflora. Errado, eu sei. Seja na copa do mundo ou em uma olimpíada. E apesar de todas as teses sobre o falso nacionalismo, que eu até concordo, eu fico pilhado. Já no primeiro fim de semana de competição, troquei total o dia pela noite - que já tá virando praxe, uma vez que os orientais são sede (copa e Beijing). Acelerei os batimentos na luta do João Derly - bicampeão mundial - e após sua primeira vitória, uma derrota sem nenhuma explicação. Foi assim com a Daine dos Santos em Atenas, com o Sheidt em Sidney. Não sei o que acontece, quando favoritos, os brasileiros não performam o esperado. Pressão, stress, imprensa, sei lá, dá merda. O Thiago Pereira, grande esperança brasileira se classifica pra final com o segundo melhor tempo da sua carreira, crava 4'11" e se garante em uma final olímpica - o que pra muitos já é um grande feito.
Chega na final e nos primeiros 300 metros configura entre os medalhistas, ainda no campo visual do Michael Phelps. Daí então que entra os últimos 100 metros no estilo livre e o brasileiro some do pelotão de elite. Resultado, chega em último com o seu pior tempo no ano 4'15". Covardia dizer que o Phelps ganhou, batendo o recorde mundial com só 4'03", quase meia piscina na frente do restante e dois corpos a frente do antigo (e dele) recorde mundial.
As olimpíadas me empolgam. No Judô, que eu amo assistir, acordei cedo nesta manhã pra ver as primeiras medalhas do Brasa. Ventou forte no Babilônia. Em 23 Segundos Leandro Guilero, ganha a o bronze com um Ipon insano em cima do Iraniano. A Brasileira Dos Santos, papou a primeira medalha para o judô feminino, e até agora acho que não se deu conta de tal feito. Pro Brasil, bronze é ouro. E estamos na frente da Argentina com um único bronze. Mesmo assim atrás do Azerbaijão.
Espelhar a China na condução do esporte no país é nossa meta. Em Atenas 2004, não haviam chineses de ponta na natação. Em Beijing 2008, três promissores ouros. Resultado do Projeto 159 - onde os chineses incentivaram a prática de diversos esportes que rendem muitas medalhas como a natação e onde eram fracos. Total de 159 novas medalhas a serem disputadas. 2 já se concretizaram.
O pior de tudo isso é ouvir o Nuzman, presidente do COB dizendo: "Estamos felizes porque subimos no ranking mundial. Hoje estamos equivalente a Espanha no quadro de medalhas de olimpiadas e campeonatos mundiais."
Porra! Pera lá, tá bom que a Espanha está na Europa, que vários amigos estão lá, que é primeiro mundo, mas a Espanha se não me engano tem 1/4 da população brasileira. Acho que devemos comemorar nosso crescimento, mas dizer que empatar com a Espanha é a glória, é demais.
Sou mesmo mais nacionalista na olimpíada. Sofro junto com os brasileiros em especial no Judô. Torço pro hipollito não cagar na hora H. Mas olimpíada no Brasil, desculpe, eu nem quero.

O Ninho impressiona.



E o Cubo, não existe.

2 comentários:

lipe trezza disse...

Pergunta (pra mim é óbvia): você valoriza mais uma Copa do Mundo ou uma Olimpíadas? Em outras palavras: prefere ver sua seleção ser campeã da Copa, ou seu país ser primeiro no quadro de medalhas?

ortiz disse...

Mol!

Copa é copa. Futebol, Brasil, pentacampeão, lógico que valorizo a Copa do Mundo, mas porque já vencemos....Se nunca tivessemos ganhado uma copa, não sei não.....E olimpíada nós nunca fomos porra nenhuma em nada, só na vela...Hoje, eu preferia ver o Brasil ganhar uma olimpíada do que uma copa. Porque a copa, eu já vi e ainda vou ver várias com o Brasa na frente.